domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cachorrinho-do-Mato


Nome: Cachorrinho-do-Mato

Curiosidade: O Cachorrinho-do-mato se encaixa no termo formiga-leão, que é a designação comum aos insetos neurópteros da família dos Myrmeleontidae, cujas larvas, providas de longas mandíbulas, se enterram no fundo de um funil cônico por elas construído na areia para capturar presas que aí caem.

Aonde encontramos: Quando encontramos esse bichinho, estávamos andando na rua. Ele parecia apavorado! É um bicho muito rápido e engraçado... Aposto que muitos de vocês nunca viram um desse, talvez não seja um bichinho tão fácil de se achar! Mais uma vez, fomos surpreendidos por um animal que não esperávamos encontrar por onde andávamos!

19 comentários:

  1. Pode ser um bicho engraçado, mas a picada é muito dolorida e dura horas a sensação de latejamento, isso definitivamente não é engraçado. Aliás normalmente eles pulam alto, e te picam ao contrario das formigas, que vc precisa uma certa proximidade.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, pelos rumores realmente parece ser um bicho 'perigoso'. Então pessoal, tenhamos cuidado. Mas não podemos deixar de citar a sua forma engraçada de ser!

    ResponderExcluir
  3. Pode tbm ser chamado como Paquinha . Ele morde e no local da '' picada'' ocorrera vermelidão e inchaço , e dor

    ResponderExcluir
  4. Quando ele diz que aposta que muitos de vc's nunca viram ou não é tão fácil de achar é pq ele não mora onde eu moro. Aqui sempre aparece e sempre que aparece eu mato. Pois já ouvi histórias horríveis,com relação a mordida dele. E de engraçado ele não tem nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concerteza que ñ tem nada de emgraçado Rita, eu tenho pavor desse bicho, quando eu vejo um eu até choro e so retorno ao local depois que eu vejo ele morto, pq meu pai sempre dizia que a picada desse inseto horrivel além de doer muito contamina o sangue se ñ for para um pronto socorro. Tenho muito medo desse inseto.

      Excluir
  5. Nossa, aqui onde eu moro (RJ) tinha muiiiiiiiiiiiiiito. Não sei o que houve que nunca mais apareceram, mas em Vargem Grande ainda tem bastante que vivem se afogando nas piscinas.

    ResponderExcluir
  6. Caramba... Hoje lembrei desse bichinho e vim no google pesquisar sobre ele. Na minha infância, brinquei muito com esses "cachorrinhos de areia". Eu costumava cata-los e colocar em um balde cheio de areia pra ver eles se enterrarem. Fiquei assustado quando vi a quantidade de pessoas falando que a picada deles é dolorosa, porque lembro que brincava demais com esses bichos e por mais estranho que seja, nunca fui picado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje acabei de pegar um na mão fechada com cerca de 5 cm ele tentava escapar ( lembro também que brinquei muito com eles ) e nunca fui mordido, até salvar eles de possa de água nunca atacaram.....

      Excluir
  7. Hoje lembrei desse bichinho, nunca mais vi. Entrei no Google pra relembrar. Quando eu era criança, tinha muito medo dele. Diziam que a picada dele doía horrores. Deve ter entrado em extinção. Esse bicho era muito esquisito mas não era engraçado não. Valeu Eric e Annie pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. dfbdfeger, ah... páááára!!!
    Que mané brincava com esse bicho nada!!! DUVIDO!!
    O que vc brincava, no baldinho, devia ser um papa-mosca... ou pulguinha de pombo ou até pedacinho de chulé; e agora, ta achando que cutucou o demônio, né?!
    Esse bicho é o capeta encarnado na terra, disfarçado de inseto. Podem acreditar!! A picada dele é tão dolorosa, que sua alma sai do corpo, visita todos os umbrais do além, cumprimenta São Pedro... e só entra no corpo de novo com a presença de um padre! Rs.. :)

    ResponderExcluir
  9. Vejo vários desses aqui em Belford Roxo (RJ)
    Não tenho medo de nenhum bicho, mas esse eu passo
    longe só pelas história contadas.
    Antes de eu ler os posts já tinha medo agora então.

    Ahhhh!!!adorei o ultimo comentário!!!@@

    ResponderExcluir
  10. mes passado levei uma picada dessa paquinha no dedo quando fui pegar minha mochila ela tava escondida atras da alça ai eu corri cm medo fico vermelho e cm o tempo ia inchando ja de noite inchou 2 dedos ja e ja estava inchando a mao tda e doi pakas naum brinque cm eles se ver mate o imediatamente para evitar o pior
    Obg

    ResponderExcluir
  11. No mundo de hoje nd e extincao, tudo so acaba qdo o mundo acabar, pense todos q acharem esse bicho matem, ele parece em todos lugares ainda mais qdo se estar quente, aki na minha cidade ja matou 1 e outro pensei a pessoa tiver uma saude boa ela doi por horas se a pessoa tiver algo ate uma febre pode matar, entao nao brinque!

    ResponderExcluir
  12. Esse bicho mordeu ou picou, sei lá, minha esposa e local infeccionou. Doeu muito por vários dias! Aqui em Vargem Pequena, RJ, está cheio dessa praga. Alguém sabe como combater ou exterminar esse bicho?

    ResponderExcluir
  13. Acabamos de matar um aqui em Marica, minha esposa deu a volta no quarteirão para não passar do lado dele, tem trauma de infancia.rsrs. Taquei alcool no corpo e tirei a alma com um palito de fosforo. O bicho feio.

    ResponderExcluir
  14. eu ja matei 2 deses bichos aqui em casa mas eu e minha irma eu falei olha uma barata ai eu vo mata ai minha irma falo nao espera nao e uma barata nao eu falei entao o qui e meu pai chego e ele meu pai falo pio do que barata cachorrinho do mato mata ai eu tasquei o chinelo pra cima dele e ele morreu e aindo de 7 anos eu matei

    ResponderExcluir
  15. Na minha casa tem muito e o barulho q eles fazem é irritante a noite...Tenho pavor pois minha avó dizia q sua mordida ou picada... matava...nem sei , só sei q sempre mato eles...

    ResponderExcluir
  16. ATENÇÃO! As pessoas estão confundindo os insetos.. existem o cachorrinho do mato da descrição do texto do post, http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga-leão , e o das fotos que é completamente INOFENSIVO http://www.insetologia.com.br/2012/10/paquinha.html e http://www.jardineiro.net/pragas/paquinha.html
    A única coisa que o da foto faz é cocegas na mão tentando cavar...

    ResponderExcluir