domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cachorrinho-do-Mato


Nome: Cachorrinho-do-Mato

Curiosidade: O Cachorrinho-do-mato se encaixa no termo formiga-leão, que é a designação comum aos insetos neurópteros da família dos Myrmeleontidae, cujas larvas, providas de longas mandíbulas, se enterram no fundo de um funil cônico por elas construído na areia para capturar presas que aí caem.

Aonde encontramos: Quando encontramos esse bichinho, estávamos andando na rua. Ele parecia apavorado! É um bicho muito rápido e engraçado... Aposto que muitos de vocês nunca viram um desse, talvez não seja um bichinho tão fácil de se achar! Mais uma vez, fomos surpreendidos por um animal que não esperávamos encontrar por onde andávamos!

36 comentários:

  1. Pode ser um bicho engraçado, mas a picada é muito dolorida e dura horas a sensação de latejamento, isso definitivamente não é engraçado. Aliás normalmente eles pulam alto, e te picam ao contrario das formigas, que vc precisa uma certa proximidade.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, pelos rumores realmente parece ser um bicho 'perigoso'. Então pessoal, tenhamos cuidado. Mas não podemos deixar de citar a sua forma engraçada de ser!

    ResponderExcluir
  3. Pode tbm ser chamado como Paquinha . Ele morde e no local da '' picada'' ocorrera vermelidão e inchaço , e dor

    ResponderExcluir
  4. Quando ele diz que aposta que muitos de vc's nunca viram ou não é tão fácil de achar é pq ele não mora onde eu moro. Aqui sempre aparece e sempre que aparece eu mato. Pois já ouvi histórias horríveis,com relação a mordida dele. E de engraçado ele não tem nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concerteza que ñ tem nada de emgraçado Rita, eu tenho pavor desse bicho, quando eu vejo um eu até choro e so retorno ao local depois que eu vejo ele morto, pq meu pai sempre dizia que a picada desse inseto horrivel além de doer muito contamina o sangue se ñ for para um pronto socorro. Tenho muito medo desse inseto.

      Excluir
  5. Nossa, aqui onde eu moro (RJ) tinha muiiiiiiiiiiiiiito. Não sei o que houve que nunca mais apareceram, mas em Vargem Grande ainda tem bastante que vivem se afogando nas piscinas.

    ResponderExcluir
  6. Caramba... Hoje lembrei desse bichinho e vim no google pesquisar sobre ele. Na minha infância, brinquei muito com esses "cachorrinhos de areia". Eu costumava cata-los e colocar em um balde cheio de areia pra ver eles se enterrarem. Fiquei assustado quando vi a quantidade de pessoas falando que a picada deles é dolorosa, porque lembro que brincava demais com esses bichos e por mais estranho que seja, nunca fui picado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje acabei de pegar um na mão fechada com cerca de 5 cm ele tentava escapar ( lembro também que brinquei muito com eles ) e nunca fui mordido, até salvar eles de possa de água nunca atacaram.....

      Excluir
  7. Hoje lembrei desse bichinho, nunca mais vi. Entrei no Google pra relembrar. Quando eu era criança, tinha muito medo dele. Diziam que a picada dele doía horrores. Deve ter entrado em extinção. Esse bicho era muito esquisito mas não era engraçado não. Valeu Eric e Annie pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. dfbdfeger, ah... páááára!!!
    Que mané brincava com esse bicho nada!!! DUVIDO!!
    O que vc brincava, no baldinho, devia ser um papa-mosca... ou pulguinha de pombo ou até pedacinho de chulé; e agora, ta achando que cutucou o demônio, né?!
    Esse bicho é o capeta encarnado na terra, disfarçado de inseto. Podem acreditar!! A picada dele é tão dolorosa, que sua alma sai do corpo, visita todos os umbrais do além, cumprimenta São Pedro... e só entra no corpo de novo com a presença de um padre! Rs.. :)

    ResponderExcluir
  9. Vejo vários desses aqui em Belford Roxo (RJ)
    Não tenho medo de nenhum bicho, mas esse eu passo
    longe só pelas história contadas.
    Antes de eu ler os posts já tinha medo agora então.

    Ahhhh!!!adorei o ultimo comentário!!!@@

    ResponderExcluir
  10. mes passado levei uma picada dessa paquinha no dedo quando fui pegar minha mochila ela tava escondida atras da alça ai eu corri cm medo fico vermelho e cm o tempo ia inchando ja de noite inchou 2 dedos ja e ja estava inchando a mao tda e doi pakas naum brinque cm eles se ver mate o imediatamente para evitar o pior
    Obg

    ResponderExcluir
  11. No mundo de hoje nd e extincao, tudo so acaba qdo o mundo acabar, pense todos q acharem esse bicho matem, ele parece em todos lugares ainda mais qdo se estar quente, aki na minha cidade ja matou 1 e outro pensei a pessoa tiver uma saude boa ela doi por horas se a pessoa tiver algo ate uma febre pode matar, entao nao brinque!

    ResponderExcluir
  12. Esse bicho mordeu ou picou, sei lá, minha esposa e local infeccionou. Doeu muito por vários dias! Aqui em Vargem Pequena, RJ, está cheio dessa praga. Alguém sabe como combater ou exterminar esse bicho?

    ResponderExcluir
  13. Acabamos de matar um aqui em Marica, minha esposa deu a volta no quarteirão para não passar do lado dele, tem trauma de infancia.rsrs. Taquei alcool no corpo e tirei a alma com um palito de fosforo. O bicho feio.

    ResponderExcluir
  14. eu ja matei 2 deses bichos aqui em casa mas eu e minha irma eu falei olha uma barata ai eu vo mata ai minha irma falo nao espera nao e uma barata nao eu falei entao o qui e meu pai chego e ele meu pai falo pio do que barata cachorrinho do mato mata ai eu tasquei o chinelo pra cima dele e ele morreu e aindo de 7 anos eu matei

    ResponderExcluir
  15. Na minha casa tem muito e o barulho q eles fazem é irritante a noite...Tenho pavor pois minha avó dizia q sua mordida ou picada... matava...nem sei , só sei q sempre mato eles...

    ResponderExcluir
  16. ATENÇÃO! As pessoas estão confundindo os insetos.. existem o cachorrinho do mato da descrição do texto do post, http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga-leão , e o das fotos que é completamente INOFENSIVO http://www.insetologia.com.br/2012/10/paquinha.html e http://www.jardineiro.net/pragas/paquinha.html
    A única coisa que o da foto faz é cocegas na mão tentando cavar...

    ResponderExcluir
  17. Eu levei uma picada horrorosa....ficou muito inchado e logo pela manha meu braço tava enorme e bem vermelho. ..ficou assim um tempo...engracado q esse bicho faz o mesmo som do grilo...
    Ouvi o som 1 antes da picada nao achei q era na minha casa, e hj faz uns 3 dias eu achei ele no quartinho dos fundos acredito q possa ter sido ele.

    ResponderExcluir
  18. Peguei um hoje aqui em casa, consegui colocar um pote em cima dele tampei e coloquei no congelador. Amanhã vejo como está, vai morder a putaquiupariu eu não.

    ResponderExcluir
  19. Esse bicho é bem comum aqui em Maricá, RJ chego a matar uns 10 por noite, nunca fui picado, mas dizem que dói muito

    ResponderExcluir
  20. Animal inofensivo e vcs estimulando o extermínio. Se informem antes de tomar uma atitude ou espalhar crenças equívocas.

    ResponderExcluir
  21. paquinhas nao picam! na minha infancia sempre brinquei com elas e nunca fui picado.
    Gente, paquinhas NÃO PICAM. Se manuseadas, elas darão beliscõezinhos com as perninhas dianteiras que nem chegam a doer, e tentarão se enfiar por entre os dedos, por que este é o hábito de fuga delas.

    ResponderExcluir
  22. por favor nao matem as paquinhas elas sao Divertidas e doceis!

    ResponderExcluir
  23. Tem como exterminar ou espantar esse inseto do local infestado?

    ResponderExcluir
  24. Reza a lenda que quem for picado por esse bicho, tem que matá-lo antes que ele pule. Pois se ele pular, a pessoa morre.

    ResponderExcluir
  25. Minha gata comeu um desses hj e agora está morta. Mesmo a veterinária aplicando corticóides e antitóxico, a pobrezinha acabou morrendo... Achei um desses cachorrinhos da terra quase inteiro no vômito dela. Ele tem uma toxina bem forte,e sempre ouvi os antigos dizerem que este bicho é venenoso. Esse aí mesmo, igualzinho ao da foto. Tadinha da minha gata, adorava caçar bichinhos... ��

    ResponderExcluir
  26. Gente!Muito cuidado com esses cachorrinhos da terra...ontem meu cachorrinho shitzu comeu um e passou muito mal...ficou com a língua azul, vomitou não caminhou mais ficou mole sem reação, se "cagou" e ao estar deitado se premia todo como se tivesse ganhando uma convulsão, achei que ele iria morrer.. no desespero por estar de férias na virada de ano não achei veterinário na praia pois já era meia noite, graças que tínhamos COBRINA (um tipo de cipó feito em conserva na cachaça - coisa dos antigos) dei pra ele com seringa e por milagrede Deus uns 20 min depois começou a reagir e melhor, salvei ele. Mas achei que ia morrer pelo que aconteceu.
    Cuidado com esse bicho...se tem veneno ou pica não sei! Só posso dizer que se enxergarem esse bicho matem! Cuidado. PERIGOSO.

    ResponderExcluir
  27. Minha nossa, nunca vi tanta besteira, os cachorrinhos da terra, como são chamados no Sul, NÃO MORDEM,NEM PICAM nem nada parecido. Eles sequer tem ferrão ou mandibula externa. Eles são alimento de pássaros,que são extremamente sensíveis a veneno. Se as paquinhas fossem venenosas os passarinhos não a comeriam.

    ResponderExcluir
  28. Ah e só para constar,cresci brincando com esses bichinhos, eu amarrava linha de costura na cinturinha deles e os colocava para puxar caixinhas de fósforo. E hoje tenho filhos pequenos, aos quais ensinei essa brincadeira de carroça e que brincam tbm.

    ResponderExcluir
  29. Aqui em casa tá lotado...
    Meu gato com 3 meses de vida o Crioulo comeu um e quase que morre ficou vomitando uns 3 dias dei muito soro parar ele entao ele melhorou. Em frente o meu criatorio de galinhas caipiras tem um jardim e está infestado de noite ele aparecem para se alimentarem de outros insetos e materiais orgânicos. Tentei matar um e ele pulou no meu pé zangado esse bichinho.

    ResponderExcluir
  30. Quanta besteiras li aqui
    Essas paquinhas não picam nem mordem muito menos venenosas
    Tenho uma criatorio dessas paquinhas em uma caixa de madeira com fundo em areia com cartelas de ovos
    Uso esses insetos como alimentos vivos para meus passaros e peixes manuseio essas paquinhas nas mãos sem nenhuma proteção

    ResponderExcluir