segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pinguim




Nome: Pinguim

Curiosidades:O pinguim é uma ave da família Spheniscidae, não voadora, e são encontrados no hemisfério sul.A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme; 
as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as penas são impermeabilizadas através da secreção de óleos. Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes,e quando falamos sobre a reprodução dos mesmos temos alguma espécies cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida enquanto outros acasalam somente durante a época de reprodução.Normalmente, os progenitores cooperam nos cuidados com os ovos e com os juvenis. A forma do ninho varia, segundo a espécie de pinguim: alguns cavam uma pequena fossa, outros constroem o ninho com pedras e outros utilizam uma dobra de pele que possuem ventralmente para cobrir o ovo. Normalmente, o macho fica com o ovo e mantém-no quente, e a fêmea dirige-se para o mar com vista a encontrar alimento. Quando no seu regresso, o filhote terá alimento e então os papéis invertem-se: a fêmea fica em terra e o macho vai à procura de alimentos.

Aonde encontramos: Encontramos este pinguim na praia de Figueira/ Arraial do Cabo/ RJ. Ele estava na areia e imaginado que o mesmo tenha chegado la através de uma corrente marítima que o levou até a arrebentação, fazendo com que ele não conseguisse voltar para o mar.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Borboleta







Nome: Borboleta

Curiosidade: As borboletas são insectos da ordem Lepidoptera classificados nas super-famílias esperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam as formas e cores mais variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Distinguem-se das traças (mariposas) pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima. Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar crisálida (estado intermediário por que passam os lepidópteros para se transformarem de lagarta em borboleta), dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo, assim que a pele de suas costas se abre, a larva se sacode e surge uma crisálida. As adultas vivem dessas reservas e complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas. Dispõem de um órgão especial, a espirotrompa - tromba espiralada, formada pelas maxilas, no aparelho sugador de insetos lepidópteros - que em repouso permanece enrolada formando uma espiral e que se estende quando querem sugar o néctar. A fase adulta pode durar de 2 semanas a 3 meses dependendo da espécie.
As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas
O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
  •   1) ovo→ fase pré-larval
  •   2) larva→ chamada também de lagarta ou taturana,
  •   3) pupa→ que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo)
  •   4) imago→ fase adulta


Aonde encontramos: As borboletas são encontradas facilmente em diversos locais. É uma espécie muito importante para a nossa Fauna e Flora. Essas fotos foram tiradas no jardim de casa e a outra em um camping.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tatuí



Nome: Tautuí

Curiosidade: Tatuí (que significa pequeno tatu em tupi) ou tatuíra (Emerita brasiliensis) é o nome dado ao crustáceo isópodes que dificilmente passe dos 4 cm de comprimento, e que é encontrado fazendo escavações de pouca profundidade nas praias arenosas brasileiras. Tem coloração branca. Sua semelhança com os tatus valeu-lhe o nome comum. Sua importância econômica é a apreciação na culinária local e na pesca. Sua presença em grande quantidade pode determinar o grau de limpeza nas praias. Praias geralmente com um grau leve de poluição em diante podem ter uma população do crustáceo bem reduzida, ou mesmo praticamente não a ter.

Aonde encontramos: Esse animalzinho é super comum na praia de Figueira/Arraial do Cabo/ RJ, Isso só confirma a nossa realidade, a praia é extremamente limpa e linda. [VAMOS PRESERVAR]

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Gafanhoto





Nome: Gafanhoto

Curiosidade: Os gafanhotos são os insetos pertencentes à subordem Caelifera da ordem Orthoptera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantações; no entanto, essas pragas são utilizadas por alguns povos como fonte de proteína.Trazido da China. Os gafanhotos são polífagos, se alimentam de folhas de vários tipos de plantas tais como: citros, arroz, soja, pastagens, alfafa, eucalipto e outras.

Aonde encontramos: Parece que os bichos nos perseguem, esse gafanhoto foi acho em uma árvore no Camping. Assim que chegamos vimos e resolvemos registrar.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jabuti (Tartaruga)





Nome: Jabuti (Tartaruga)

Curiosidade: O jabuti é a designação vulgar dos répteis do gênero Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dostestudinídeos. São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos — aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir os 100 anos.
 A alimentação do jabuti é feita principalmente à base de frutos, mas os jabutis são animais onívoros, ou seja, se alimentam de quase qualquer substância orgânica. Costumam comer carne, frutas doces, verduras e legumes.
 Sua maturidade sexual situa-se entre 5 e 7 anos. O tempo para incubação dos ovos varia de seis a nove meses. A quantidade de ovos em uma postura varia de 5 a 10.

Aonde encontramos: Esses dois Jabutis são os nossos outros animais de estimação, é um macho e uma fêmea. Os seus nomes são tchutchuco (+ ou - 5 anos) e tchutchuca (+ ou - 6). Apesar muitas pessoas não gostarem, são ótimos animais para se ter, não dão trabalho quase nenhum.

terça-feira, 22 de março de 2011

Caramujo




Nome: Caramujo

Curiosidade: Caramujo é um molusco gastrópode aquático. É muito comum a confusão entre caramujos e caracóis, na verdade são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. Os caramujos são animais aquáticos e respiram por um sistema semelhante aos peixes, enquanto os caracóis são animais terrestres e dotados de 1 pulmão, portanto se um caracol for lançado à água ele morrerá afogado, mesmo porque sua anatomia não permite que o mesmo nade. Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem.

Aonde encontramos: Conseguimos encontrar esses maravilhosos animais na paradisíaco praia de Figueira, Arraial do Cabo/RJ. Foi a primeira vez que tivemos um contato com um animal desse tipo, porém não foi apenas um, encontramos verde e cinza mais de uma vez nessa mesma semana.

domingo, 13 de março de 2011

Coelho




Nome: Coelho

Curiosidade: Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta. O termo é utilizado para referir as espécies de oito géneros, incluindo o coelho-de-amami (Pentalagus), os coelhos-americanos (Sylvilagus) e o coelho-pigmeu (Brachylagus).

Aonde encontramos: Esse Coelho se chama Tambor, nós o encontramos na rua perdido e com medo. Hoje é um dos nossos mascotes.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Baleia Jubarte



Nome: Baleia Jubarte

Curiosidade: A baleia-jubarte, também conhecida como baleia-preta, baleia-corcunda, baleia-xibarte, baleia-cantora ou baleia-de-bossa, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive em mares do mundo todo.
Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
É uma espécie protegida desde 1967 e, em 2008, as estimativas do número de indivíduos variam dos 30 mil aos 65 mil exemplares.

Aonde encontramos: Essa baleia foi encontrada na praia de Figueira/Arraial do Cabo. Infelizmente ela encalhou na praia, mas temos sorte de conseguir ver outros exemplares de jubarte passando sem ter danos e conseguindo procriar a espécie.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cachorrinho-do-Mato


Nome: Cachorrinho-do-Mato

Curiosidade: O Cachorrinho-do-mato se encaixa no termo formiga-leão, que é a designação comum aos insetos neurópteros da família dos Myrmeleontidae, cujas larvas, providas de longas mandíbulas, se enterram no fundo de um funil cônico por elas construído na areia para capturar presas que aí caem.

Aonde encontramos: Quando encontramos esse bichinho, estávamos andando na rua. Ele parecia apavorado! É um bicho muito rápido e engraçado... Aposto que muitos de vocês nunca viram um desse, talvez não seja um bichinho tão fácil de se achar! Mais uma vez, fomos surpreendidos por um animal que não esperávamos encontrar por onde andávamos!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Besouros


 
Nome: Besouro
Curiosidade: Besouros, também chamados de escaravelhos, são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. Pertencem a mesma ordem das joaninhas, dos rola-bosta, dos besouros serra-pau e dos vaga-lumes.
Aonde encontramos: Nós encontramos esses besouros nas folhas do coqueiro de casa...Parecem estátuas! São bichinhos muito calmos e não costumam incomodar se não forem incomodados. Uma observação um tanto quanto engraçada que nós fizemos, é que durante dias, os besouros eram encontrados em diferentes lugares do coqueiro porém nessa mesma posição de acasalamento...è, acho que eles não cansam nunca!

Apresentação

  Olá, pessoal! Criamos esse blog  com a intenção de mostrar para vocês momentos que registramos da vida animal... Seres, que muitos de vocês com certeza já conhecem e outros que vocês nunca viram! Porém agora terão a oportunidade de conhecer um pouco...
  A idéia do blog surgiu de uma viagem que fizemos para Figueira, Arraial do cabo, aonde andando pelas ruas e praias, achamos vários bichinhos em momentos diferentes das suas vidas. Muitos, que nós nem imaginávamos que poderíamos encontrar pelas ruas e praias...Hoje, percebemos que sem que a gente procure, a todo momento acontecem coisas diferentes na vida animal pertinho da gente, por isso vamos registrar tudo que conseguirmos para mostrar para vocês! Além das imagens, iremos buscar informações sobre os seres mostrados para que vocês, como nós, também possam conhecer melhor!
  Mesmo que você não goste muito de bichinhos, convido todos vocês para nos visitarem sempre, pois as imagens estão muito interessantes...
Sejam bem vindos!