quinta-feira, 26 de maio de 2011

Borboleta







Nome: Borboleta

Curiosidade: As borboletas são insectos da ordem Lepidoptera classificados nas super-famílias esperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal Rhopalocera.
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam as formas e cores mais variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Distinguem-se das traças (mariposas) pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima. Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar crisálida (estado intermediário por que passam os lepidópteros para se transformarem de lagarta em borboleta), dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo, assim que a pele de suas costas se abre, a larva se sacode e surge uma crisálida. As adultas vivem dessas reservas e complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas. Dispõem de um órgão especial, a espirotrompa - tromba espiralada, formada pelas maxilas, no aparelho sugador de insetos lepidópteros - que em repouso permanece enrolada formando uma espiral e que se estende quando querem sugar o néctar. A fase adulta pode durar de 2 semanas a 3 meses dependendo da espécie.
As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas
O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
  •   1) ovo→ fase pré-larval
  •   2) larva→ chamada também de lagarta ou taturana,
  •   3) pupa→ que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo)
  •   4) imago→ fase adulta


Aonde encontramos: As borboletas são encontradas facilmente em diversos locais. É uma espécie muito importante para a nossa Fauna e Flora. Essas fotos foram tiradas no jardim de casa e a outra em um camping.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tatuí



Nome: Tautuí

Curiosidade: Tatuí (que significa pequeno tatu em tupi) ou tatuíra (Emerita brasiliensis) é o nome dado ao crustáceo isópodes que dificilmente passe dos 4 cm de comprimento, e que é encontrado fazendo escavações de pouca profundidade nas praias arenosas brasileiras. Tem coloração branca. Sua semelhança com os tatus valeu-lhe o nome comum. Sua importância econômica é a apreciação na culinária local e na pesca. Sua presença em grande quantidade pode determinar o grau de limpeza nas praias. Praias geralmente com um grau leve de poluição em diante podem ter uma população do crustáceo bem reduzida, ou mesmo praticamente não a ter.

Aonde encontramos: Esse animalzinho é super comum na praia de Figueira/Arraial do Cabo/ RJ, Isso só confirma a nossa realidade, a praia é extremamente limpa e linda. [VAMOS PRESERVAR]