sexta-feira, 25 de março de 2011

Jabuti (Tartaruga)





Nome: Jabuti (Tartaruga)

Curiosidade: O jabuti é a designação vulgar dos répteis do gênero Chelonoidis da ordem dos Quelônios, da família dostestudinídeos. São animais que possuem casco convexo — carapaça bem arqueada — e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos — aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir os 100 anos.
 A alimentação do jabuti é feita principalmente à base de frutos, mas os jabutis são animais onívoros, ou seja, se alimentam de quase qualquer substância orgânica. Costumam comer carne, frutas doces, verduras e legumes.
 Sua maturidade sexual situa-se entre 5 e 7 anos. O tempo para incubação dos ovos varia de seis a nove meses. A quantidade de ovos em uma postura varia de 5 a 10.

Aonde encontramos: Esses dois Jabutis são os nossos outros animais de estimação, é um macho e uma fêmea. Os seus nomes são tchutchuco (+ ou - 5 anos) e tchutchuca (+ ou - 6). Apesar muitas pessoas não gostarem, são ótimos animais para se ter, não dão trabalho quase nenhum.

terça-feira, 22 de março de 2011

Caramujo




Nome: Caramujo

Curiosidade: Caramujo é um molusco gastrópode aquático. É muito comum a confusão entre caramujos e caracóis, na verdade são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. Os caramujos são animais aquáticos e respiram por um sistema semelhante aos peixes, enquanto os caracóis são animais terrestres e dotados de 1 pulmão, portanto se um caracol for lançado à água ele morrerá afogado, mesmo porque sua anatomia não permite que o mesmo nade. Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem.

Aonde encontramos: Conseguimos encontrar esses maravilhosos animais na paradisíaco praia de Figueira, Arraial do Cabo/RJ. Foi a primeira vez que tivemos um contato com um animal desse tipo, porém não foi apenas um, encontramos verde e cinza mais de uma vez nessa mesma semana.

domingo, 13 de março de 2011

Coelho




Nome: Coelho

Curiosidade: Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolagus e Sylvilagus. Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. Esses pequenos mamíferos encontram-se facilmente em muitas regiões do planeta. O termo é utilizado para referir as espécies de oito géneros, incluindo o coelho-de-amami (Pentalagus), os coelhos-americanos (Sylvilagus) e o coelho-pigmeu (Brachylagus).

Aonde encontramos: Esse Coelho se chama Tambor, nós o encontramos na rua perdido e com medo. Hoje é um dos nossos mascotes.